Pular para o conteúdo

Desabafos: Eneatipo 3

CANSEI DE SER INCANSÁVEL!

Eu cansei.

Cansei de escolher a roupa para impactar o outro, o perfume que vai surpreender, a maquiagem que cobrirá qualquer pequena falha que pode ofuscar de algum jeito.

Cansei, é cansativo demais entende? Me adaptar a cada grupo, ser e me tornar o que todos esperam… aliás…. Me tornam além do que esperam! É cansativo demais me manter no pódio.

Cansei de puxar toda a responsabilidade pra mim e mergulhar na ilusão que sou o “motor”, o “coração” da família, da empresa, de tudo… Que ilusão a minha achar que as coisas só funcionam nas minhas mãos… Isso é um absurdo!

Cansei de não chorar, não expor vulnerabilidades, de não me dar ao luxo de fracassar, de errar, de ser o segundo… Cansei dessa história de não me permitir sair no horário para chegar em casa mais cedo e brincar com os filhos, namorar, ir ao cinema.

Cansei de ver a minha mesa lotada e achar que devo me consumir atrás desta mesa, por méritos, cargos, carreira. No fundo eu sei que o que eu quero mesmo são os holofotes no final, ser apenas reconhecido, algumas migalhas de elogios… CANSEI!

Cansei de dispensar tanta energia com network, eu quero amigos! E amigos de verdade! Quero aprender a me abrir, e falar sobre as minhas gafes e não meus sucessos… Quero poder jogar conversa fora numa sexta a noite, papo inútil, que NADA acrescenta, perder tempo mesmo… Eu não tinha percebido que às vezes é preciso PERDER tempo para ganhá-lo.

Cansei de ser sempre o herói, de dizer a última palavra, de nunca me machucar, de não ser humano para simplesmente sentir… Dessa preocupação com a minha imagem que rouba a minha paz. Cansei de não poder me paralisar, mesmo que por alguns instantes, porque está doendo aqui dentro…. CANSEI DE SER INCANSÁVEL!

Eu simplesmente cansei entende? De todas as máscaras do eneagrama, talvez a mais cruel seja a do tipo 3. Ser um três é ser de plástico, é ser uma boneca perfeita cheia de qualidades que todos desejam e admiram, ser um herói cheio de habilidades e mais veloz de todos. CHEGA DESSA BRINCADEIRA…

Ser um três é chegar a exaustão sem perceber, é ter o coração alagado em tristeza e não perceber, não se permitir sentir. Chega! Basta! Eu tenho coração, eu tenho medos, e o terceiro ou quarto lugar me parece ótimo na verdade. Aliás sobre palavra verdade… A verdade do meu ser, onde a encontro? Onde a deixei?

Eu quero mesmo é ser invisível, transparente, não me importar com a opinião do outro, passar despercebido, sem alardes. Quero mesmo é deixar a vida fluir bem devagar. Eu quero mesmo é cobertas e um bom filme em tarde de domingo chuvoso… Eu quero ir para a cozinha e não para fazer o melhor prato, para encantar a visita importante, quero cozinhar pra me divertir, fazer bife com batatas fritas… O melhor vinho? Só se for pra beber a dois e não para impressionar os amigos…

Viver sem pressa, sendo simplesmente quem sou verdadeiramente: Não de plástico, mas de carne e osso, um dos mais sentimentais do eneagrama. Isso mesmo que você leu: Sou PURO SENTIMENTO… Assim somos nós, tipos três… Fazendo tudo no meu verdadeiro ritmo, sem ilusões, sem vaidades, sem o peso de ser o melhor…

Minha utopia é essa.

Afinal…

Ser o melhor pra quê ou pra quem mesmo? Na VERDADE eu não preciso disso…