Eu cansei. Eu cansei de cuidar tanto do outro e esquecer de mim. Eu me levanto e vou dormir só pensando no que eu preciso fazer para cuidar ou satisfazer o outro. Por que o outro está triste? O que posso fazer para alegrá-lo?
Cansei dessa história de ser o cuidador, o solícito, o “ajudante” do Eneagrama. E quem cuida de mim hein? Quem me liga me oferecendo ajuda? Quem se preocupa comigo?
Se eu preciso de um afeto, de um carinho, de um colo, eu simplesmente nem me dou conta que preciso disso tudo. Eu guardo no bolso meus desejos e vou fazer exatamente isso para o outro. É cansativo, é decepção quando o outro não faz o mesmo por mim.
Eu estou cansado, meus ombros estão cansados. Carrego as pessoas nas minhas costas para que elas não se cansem, mas no final do caminho, não consigo dar nenhum passo a mais por mim mesmo.
Eu cansei disso! Fazer de tudo pra agradar. TUDO mesmo. Chega! Eu já nem sei como é cuidar de mim, como é prestar atenção em mim… Quando vem qualquer pensamento desse uma voz aqui dentro já vai me acusando que estou sendo EGOÍSTA! CHEGA! Eu vou olhar pra mim SIM!
E se me chamar de egoísta EXPULSO você do meu camarote hein! (todo dois tem um camarote no coração habitado pelos privilegiados).
Chega dessa história: O tipo dois faz, pede para o dois, o dois pode fazer isso por você sim… A partir de hoje esqueça meu telefone quando precisar de ajuda, vou estar ocupado demais cuidando de MIM, fazendo algo por MIM. Viver só pelo outro é tão ruim e tem tantas consequências quanto viver só por si mesmo.
Basta! Eu preciso muito lhe dizer uma coisa: Eu preciso de ajuda! Eu também preciso sentir que posso contar com você, eu preciso do seu elogio, do seu reconhecimento, do seu TEMPO! Eu insisto em dizer que não preciso de nada disso, mas não é verdade!
CHEGA! Sua vez de fazer algo por mim. Sua vez de abrir mão de algo por mim, SUA vez de pensar em fazer algo pra me agradar. Será que você não percebe que quase chego a exaustão fazendo TUDO por você?
Cansei dessa história de depender que você dependa de mim. SEJA LIVRE! Faça por você mesmo, sem a minha ajuda você é CAPAZ SIM de realizar por si mesmo. E mais que isso… Eu sou CAPAZ SIM de abrir mão dessa necessidade de ser importante a partir do que faço por você…
Meu amor não tem preço, tem valor. Se o seu tem o preço, se o seu custa o “esquecer-me de mim”, não estou mais disposto a pagar. Meu amor tem VALOR e não preço. Assim como tudo que sinto, tudo que preciso receber, tudo isso tem valor pra mim a partir de hoje!
Cansei! Eu jogo com vontade meu orgulho no chão e em meio aos pedaços se exala a essência da humildade que eu preciso pra te dizer: NÃO AGUENTO MAIS! Carregar tudo sozinho é pesado demais. Eu preciso que divida todo esse peso comigo, as responsabilidades, os deveres da casa, TUDO precisa ser melhor dividido por aqui…
É com muita humildade que eu te peço: Olhe para mim com o mesmo amor que olho para você. Me aprecie e cuide de mim com o mesmo carinho que cuido de você. Você não imagina o quanto eu preciso RECEBER tudo isso hoje… Até mesmo quando eu disser que não precisa, até quando eu não admitir que preciso, cuide mais de mim!
Como é bom ser livre para te dizer tudo isso…