Tem mesmo que escrever um longo texto falando sobre o que não me agrada em ser um nove?
Jura?
Para evitar qualquer conflito, gente reclamando que ficou sem ler o texto do seu eneatipo, vamos lá então…
Estou cansado de fazer “cara de paisagem” para não pular no seu pescoço. Da próxima vez eu vou ter que lhe dar uma boa resposta e expor o que de fato eu penso e sinto sobre tudo isso.
Não é justo o que fizeram com o nove. Nos colocaram no topo e no centro do Eneagrama, nem pra direita, nem pra esquerda pra que a gente não tome partido… E esse peso de ficar conciliando todo mundo, o tempo todo. Pensa que é fácil ser um nove?
Vocês podem brigar a vontade a partir agora, eu não vou interferir! Chega! Eu não sou responsável se tudo está bem ou não ao meu redor.
Cansei de ter que anestesiar qualquer sentimento. Ninguém vive assim, se estou com raiva eu vou senti-la… Se estou feliz eu vou deixar vir essa alegria! Eu vou deixar transparecer meu entusiasmo! Por que não posso sentir tudo isso? Cansei dessa indiferença até comigo mesmo…
Cansei de dizer SIM pra tudo! Ou como dizem: Dizer AMÉM pra tudo. Cansei de ser a “vaquinha do presépio” que calada apenas balança a cabeça para cima e para baixo, sem uma participação significativa no cenário.
Chega! Eu quero dizer NÃO para muita coisa e para muita gente a partir de AGORA! Vou dizer mais “não”, “de jeito nenhum”, “não posso agora!”. Não sou obrigado a nada.
Cansei dessa história de ser o “manso” do Eneagrama. Dizem que sou o mais “devagar” da mandala… Não é NADA disso, no fundo eu sou o mais ágil, mais rápido, mais veloz, mais ativo… É sim! Eu sou TUDO isso! Só não demonstro, não acesso, não me dou conta… Não quero conflito entende?
Cansei de esconder minha opinião, minha visão, meu talento. Eu vou expor mais tudo isso! Onde tem Amor, tem VALOR! Quantas ações tão preciosas eu deixei de ter… Agora chega!
Eu quero movimento! Eu não quero apenas deixar o rio correr, deixar que a correnteza me leve… Eu vou ajustar as velas! Minha ATITUDE tem valor, chega de não reconhecer isso…
Ser um nove é ter preguiça de discutir… É um eterno “deixar para lá”… É deixar para depois o que preciso resolver URGENTE. É lembrar do outro só para esquecer de mim… É trabalhar duro pelos outros, e não conseguir dar um passo por si mesmo em alguns momentos. Basta!
Chega! Eu cansei de dizer “amanhã eu resolvo”. HOJE eu faço, AGORA eu vou fazer o que tem que ser feito.
O Amor não é só manso. É firme, decidido e forte também! Amor não é só silêncio, é palavra também! Amor não é só sobre ceder, é sobre se valorizar também!
Cansei dessa canseira toda… Vou me levantar, HOJE é um dia importante que não deixarei passar!